troca icon
0 (0)

Cogumelos MRL na Fitoterapia da MTC

2018-09-04

Os cogumelos MRL na fitoterapia da MTC​

Guias Panda | Setembro 2018

O cogumelo ocupou sempre um lugar especial na alimentação e na dietética chinesa. Trata-se de uma tradição milenária enraizada na constatação de que certas estirpes de cogumelos ajudam a eliminar a toxicidade do corpo, favorecendo assim a manutenção de uma vida saudável.

Hoje, a ciência explica essa propriedade através da acção dos anti-oxidantes, dos anti-virais e dos efeitos imunoterapêuticos inerentes à utilização de produtos de nutrição à base de cogumelos.

Neste post dedicado aos cogumelos, apresentamos-lhe a Mycology Research Laboratories (MRL), uma empresa sedeada na Grã-Bretanha e especializada na fabricação e comercialização de produtos de nutrição com cogumelos.

O factor diferenciador dos suplementos produzidos pela MRL reside precisamente no seu processo de produção, que tem a particularidade de respeitar simultaneamente os princípios da MTC e as normas de qualidade normalmente aplicadas na fabricação dos produtos farmacêuticos convencionais (GMP – Good Manufactoring Practices).

Trata-se de um factor inegavelmente importante na perspectiva do terapeuta que pratica a MTC num contexto de mercado como o nosso, em que os níveis de exigência da qualidade (dos suplementos que receita aos seus pacientes) devem estar a par dos padrões da UE, que como se sabe, são dos mais elevados ao nível mundial.

A prioridade na protecção da saúde e do bem-estar dos consumidores-pacientes assim o exigem.

Sendo o cogumelo um fungo particularmente susteptível a todo o tipo de contaminações durante o seu cultivo e crescimento, a MRL opta por cultivar os seus próprios cogumelos para eliminar por completo esse tipo de risco.

Com efeito, os seus cogumelos são cultivados nos E.U.A., em ambiente assético e através de um sistema de cultivo patenteado e devidamente certificado (em conformidade com a California Food Act de 1990).

Este processo de cultura garante por sua vez, que o pó que é obtido a partir da biomassa dos cogumelos assim cultivados esteja livre de qualquer contaminação por parte de fungos e/ou de bactérias.

É também importante referir que com este processo, é igualmente assegurada a inexistência de vestígios de pesticidas e/ou de metais pesados – que muitas vezes são detectados nos extractos de cogumelos - no produto final da MRL.

O processo subsequente, o da produção propriamente dita, é feito na Holanda e consiste essencialmente na secagem do referido pó extraído da biomassa dos cogumelos, seguido da transformação final no produto final em forma de comprimidos com 500 mg de biomassa.

Todo este processo de produção  respeitando as normas de qualidade GMP (Good Manufacturing Practices) (ML 10324), o sistema de certificação comumente aceite por muitos países (incluindo os países da UE e os E.U.A.) que garante que os produtos são fabricados e controlados de acordo com determinados padrões de qualidade fixados por entidades de regulação internacionais reconhecidas.


Constam no seu catálogo de suplementos de cogumelos, os mais conhecidos e utilizados na MTC, tais como:

Imuno Plus (clique para ver), em chinês -Yun Zhi;

 
 

Consulte o ficheiro PDF em anexo com a lista completa dos cogumelos da MRL e as respectivas nomenclaturas (incluindo Pin Ying).