troca icon
0 (0)

MTC na alta competição desportiva: Surf WSL

2018-07-18
Entrevista a Marco Giorgio: “Sem eles não teria ganho a prova”
 
Entrevistas Panda | Julho 2018
 
​​
                                 

 
 





T
udo começou em março de 2017 quando Ana Celeste e Dinis Mendes, ambos terapeutas de MTC e criadores da marca BeStronger, desafiaram a Panda para desenvolver um projecto que visa testar as potencialidades da Medicina Chinesa na alta competição desportiva.
 

O primeiro teste foi feito numa prova internacional de surf de qualificação da WSL (World Surf League) realizada na praia de Santa Cruz na última semana de abril.
Durante cerca de uma semana, na tenda cedida pela WSL, foram efectuados inúmeros tratamentos de MTC, nomeadamente massagem Tui Na, moxabustão e acupunctura, em atletas das mais variadas nacionalidades que procuravam acima de tudo, a rápida recuperação entre cada eliminatória, a redução dos efeitos das mazelas contraídas durantes a prova e a elevação dos níveis de desempenho.
 
Marco Giorgio, um atleta de Uruguai que nunca tinha ganho nenhuma prova no circuito professional mundial, foi um dos atletas que mais procurou o apoio da equipa de BeStronger ao longo dos cinco dias da prova.
 
Coincidência ou talvez não (…), acabou a semana vencendo a sua primeira competição professional a contar para o campeonato do mundo da WSL!
 
Um ano depois, entrámos de novo em contacto com Marco Giorgio e fizemos-lhe a seguinte entrevista:
 
Foste o atleta do Pro Santa Cruz 2017 que mais vezes procurou os métodos da BeStronger. Sentes que isso te ajudou na recuperação física e na manutenção do foco mental, nas várias baterias?
 
Procurei os métodos BeStronger porque quando os fiz pela primeira vez senti-me muito mais leve, mais confiante e forte. De uma certa forma, ter ido tantas vezes (aos tratamentos) foi meu jeito de recarregar as minhas energias a cada bateria (eliminatória), além da energia super positiva do grupo todo. Só tenho a agradecer a eles.
 
O que consideras ter sido mais benéfico nessa experiência?
 
Bom , sinto que sem eles (os terapeutas) não teria ganho a prova. Fizeram-me sentir bem em cada bateria e recarregou-me cada uma das vezes. Quando percebi isso, voltei depois de todas as baterias, no final devo ter ido umas 4 vezes!
 
 
 
 
Sentes que o apoio da BeStronger foi importante para o teu resultado na prova?
Super importante. Sinceramente, acho que sem eles teria sido diferente. Com eles, senti-me positivo e preparado para o que estava para vir.
 
Consideras que a presença da BeStronger nas provas pode ser uma mais-valia para os atletas surfistas de alta competição?
 
Com certeza! É muito importantes para TODOS os atletas.
Nós vivemos uma vida de muitos aviões , hotéis e viagens. Ter um lugar na prova para a Bestronger é essencial para se poder ter um bom rendimento nas competições.